Edições anteriores



2018

Dossiê Diálogo Intercultural e Resistência Epistêmicas nas Amazônias

v. 12, n. 1 (2018)

Dossiê Diálogo Intercultural e Resistência Epistêmicas nas Amazônias



2014

Capa da revista

v. 8, n. 2 (2014)

Edição sob responsabilidade do PPGDSCI-UnB.

A Revista Agenda Social é uma publicação que envolve quatro programas de pós-graduação da área Interdisciplinar da CAPES-MEC, cujas linhas de pesquisa classificam-se como “Sociais e Humanidades”. A edição do presente número foi produzido sob a responsabilidade do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, inaugurando o revezamento dos programas de pós-graduação na direção editorial. Neste número, destacamos inicialmente a elaboração da capa, de autoria de Renan Valadares, que buscou inspiração no mundo do trabalho e faz alusão ao célebre filme Tempos Modernos de Charles
Chaplin de 1936, cujas críticas sobre as relações entre trabalho e capital ainda são de atualidade. Ainda que os doze artigos que compõem este número tragam temas diversos, com diferentes abordagens metodológicas, característica da linha editorial interdisciplinar da revista, o tema trabalho é predominante.

Temas diversos, diferentes abordagens metodológicas, além de distintas realidades e experiências relatadas dão um colorido especial a este número da Revista Agenda Social e reforçam o convite à sua leitura.

Profª Drª Ana Maria Nogales Vasconcelos
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento,
Sociedade e Cooperação Internacional - CEAM / UNB
Capa da revista

v. 8, n. 1 (2014)

Na abertura desta edição, gostaríamos de chamar-lhes a atenção, primeiramente, para a própria capa. Ela traz uma foto de “Seu Sebastião”, foto do publicitário Júlio César Pires. Sua escolha deu-se, claramente, pelo elemento teórico que predomina nessa edição, que é a questão do Trabalho. “Seu Sebastião” é a representação dos vários trabalhadores e trabalhadoras espalhados pelo Brasil e o Mundo. Seu semblante e sua altivez é uma representação de todos aqueles que construíram este país, com sangue, suor e lágrimas, mas, também, com a esperança de um futuro melhor. Nesta nova edição, primeira do oitavo ano, trazemos quatorze artigos. Doze deles tendo a categoria trabalho como elemento central das discussões. São observadas todas as suas riquezas de manifestações e implicações na realidade social desde, ainda, início de século, em suas transformações performáticas e tragédias anunciadas. Esperamos que vocês tenham uma ótima leitura.


Prof. Dr. Geraldo Márcio Timóteo
Editor-Chefe
MSc. Teófilo Augusto da Silva
Editor-Júnior

2013

Capa da revista

v. 7, n. 2 (2013)

Com as boas-vindas aos leitores que prestigiam esta versão da Revista Agenda Social em seu sétimo ano. Esta edição, particularmente, inaugura novas linhas estéticas tanto para a versão completa em PDF, que passamos a disponibilizar ainda no Volume 6, Número 1, quanto mudanças no layout do site. A revista passa a ser semestral, com doze artigos por número, dois números por volume, por ano, aberta, ainda, a números especiais temáticos, em edição extra. Cabe reforçar que o recebimento dos trabalhos a serem analisados é aberta permanentemente, requerendo, apenas, o cadastramento como autor no site da revista. A extensão das temáticas dos artigos aqui publicados é um exemplo claro do acerto em apostarmos em leitura interdisciplinar da realidade social. As matrizes teóricas utilizadas permitem vislumbrarmos um mundo mais complexo, mais dinâmico, mais interconectado que para ser compreendido requer de nós a abertura a novos e mais precisos argumentos que só poderão ser construídos à medida em que nossa percepção ultrapassar a fina linha que divide o saber entre ortodoxo e heterodoxo; avançado de retrogrado; autômato de autônomo; entre pseudos entendimentos e entendimentos capazes de nos auxiliar de fato a agirmos no mundo. Essa busca não tem mapa, nem verdades absolutas, mas, fatalmente, não se fará sem a publicação dos resultados encontrados pelos nosso pesquisadores. Assim, a Revista Agenda Social espera poder estar contribuindo para realizar, o ainda precário, movimento de divulgação científica no Brasil. Tenham uma ótima leitura!



Teófilo Augusto da Silva
Editor-Júnior
Chefe da Equipe de Layout

Prof. Dr. Geraldo Márcio Timóteo
Editor-Chefe

1 a 10 de 14 itens     1 2 > >>